Artigo de Berlim 3° BV




Berlim- Divisão de Berlim


Lucas Luis da Silva
Luisa Alves D’oca
Dayana Albuquerque Bueno Dos Santos

Resumo: O objetivo desse Artigo é juntar o máximo de informações possível sobre Berlim após a segunda Guerra mundial e seu período de guerra fria. Além de juntar com algumas informações sobre as características físicas da capital alemã. Trazendo também informações sociais e a forma que a população se encontrava naquele período junto também com o lado politico e econômico

Palavras chave: Segunda Guerra, Guerra Fria, Muro, Capitalismo, Socialismo, Divisão, Oriental, Ocidental.

Berlim a capital alemã faz divisa com as cidades Potsdam, Dresden, Liepnitzee, Spreewald, Sachsenhausen e Leipzig. Berlim possui alguns rios que fazem parte de sua história como por exemplo o Rio Spree, Grosser Wannsee que é bem famoso entre os moradores e turistas. O número populacional de Berlim é de 3,575 milhões de habitantes, Berlim se encontra em uma superfície de 891,8 Km². A vegetação de Berlim é composta por campos de charnecas, com florestas coníferas que é bem comum na paisagem do país. O clima na Capital Alemã é bastante variável no verão que chega de 15 °C até 25° C e um inverno que pode chegar até -10°C. As coordenadas de Berlim são Latitude 52,5186 Longitude 13,4081 52° 31’ 27’’ norte e 13° 24’ 37’’ Leste.
No período da Guerra Fria a tensão entre Estados Unidos e URSS estavam no limite mas os únicos conflitos dessa guerra foram político, militar, tecnológico e econômico o principal objetivo dessa guerra foi a corrida armamentista que foi uma disputa para ver qual país construiria armas nucleares primeiro, a grande parte da tensão foi o medo de gerar uma 3° Guerra Mundial coisa que nenhum país queria. A Segunda Guerra Deixou um grande número de perdas, tanto as mortes dos soldados quando a destruição que acabou causando.
Com a Derrota da Alemanha na Segunda Guerra acabou gerando uma divisão no país que foi a formação de Dois blocos político-econômicos. Mesmo tempo em que os líderes da ditadura Nazista que responderam por crimes contra a humanidade no Tribunal de Nuremberg que foi criado pelos Aliados.
Os Aliados USA, França e Reino Unido se uniram em 20 de junho de 1948 com a intenção de criar uma reforma monetária sob seu controle. Um tempo depois todo cidadão Alemão poderia trocar 40 Reichs Mark por 40 das moedas utilizadas pelos aliados, esse marco ajudou os empresários autônomos ficando mais favorável para eles. Stalin ao ver a reforma que os outros aliados criaram ordenou que fosse bloqueado a ligação entre as duas Alemanha, e para concretizar isso mandou interditar todas as comunicações por terra.
O muro de Berlim foi construído a partir do dia 13 de agosto de 1961. Após ter sido derrotada a Alemanha foi dividida em quatro partes, cada parte foi entregue para um país dos aliados, Inglaterra, França, Europa e URSS. A construção do murro de Berlim dividia a Alemanha em “Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental.’’ A Alemanha Ocidental ficou como o Lado Capitalista enquanto o Lado Oriental ficou com o lado Socialista, a divisão do muro serviu para impedir que as pessoas fugissem do lado Ocidental para o lado Oriental e após ocorrer a divisão das duas áreas milhares de pessoas fugiram do lado Oriental o motivo foi o descontentamento da população com a forma que a União Soviética estava levando a economia do lado Oriental. As pessoas que fugiam para o lado Ocidental ficavam conhecidos como “Fugitivos da Republica’’.

O chefe da RDA Walter Ulbricht decidiu colocar arame farpado na região próximo ao portão de Brandemburgo, e após um certo período essa barreira acabou se tornando em um muro com quase 155 Km de extensão, que era vigiado por guardas fortemente armados 24hrs por dia. Ocorreram diversas tentativas de fugas algumas com sucesso e outras não e isso acabou desencadeando diversas mortes. Uma área próxima a parte Ocidental ficou conhecida como a zona da morte por conta das várias tentativas de fugas, mas as pessoas eram alcançadas pelas armas dos soldados Orientais. Depois que a Segunda Guerra Mundial acabou a tensão entre Estados Unidos e a União Soviética só aumentava e isso gerou diversas formas de protestos. Depois da construção do muro o comportamento de muitos alemães mudou, a forma de pensamento e de vida mudaram completamente. O sistema de vida mudou completamente, as pessoas tinham que ter cuidado com as coisas que iriam dizer publicamente, os governos estavam sobre uma pressão muito grande e repudiavam qualquer um que fosse contra eles. Diversas famílias foram separadas por conta do muro parentes e amigos deixaram de se ver e isso aumentou mais ainda o número de pessoas tentando atravessar o muro.
Dia 9 de dezembro de 1989 com a Queda do Muro a Alemanha se reunificava juntando os dois lados do país que passou vários anos separados, o lado Oriental começou a passar por uma grande crise na década de 1980, o lado Oriental estava com uma grande dívida externa além da falta de mercadorias fora a indústria que já beirava um colapso. Isso acabou gerando diversas insatisfações do povo, mas o governo não aceitava nenhum tipo de crítica. Quando foi chegando novembro de 1989 o governo Oriental já estava à beira da ruína, a situação já tinha fugido do controle e uma boa parte do governo já tinha se demitido os protestos na rua estavam ganhando uma grande força. No dia 9 de novembro de 89 um teve o anuncio da nova lei de mobilidade dos cidadãos, mas ouve um erro dizendo que a lei tinha sido aprovada de imediato, mas não tinha chegado no parlamento ainda. Quando a população ficou sabendo do anuncio milhares de pessoas foram para a frente das fronteiras, a população exigia o direito de sair da Alemanha Oriental, cerca de 100 mil pessoas já rodeavam o muro na virada do dia 9 para o dia 10 uma multidão com pás, picaretas e outras ferramentas começaram a realizar a destruição do muro, a queda do muro foi de extrema importância para a reunificação da Alemanha.
Após a queda do muro os dois governos começaram uma negociação para reunificar o país, a assinatura do tratado de Reunificação, em 31 de agosto 1990 em Berlim. Depois de meses de trabalho e negociações finalmente estava um dos documentos mais importantes para Alemanha, o documento que Reunificava a Alemanha e o tornava apenas um país novamente. Quando os países Aliados tomaram o poder sobre a Alemanha, muitos Alemães perderam o direito de suas terras, quando saíram da Alemanha Oriental para Ocidental o governo se apropriou do terreno de todos que fugiram. Quando o muro caiu algumas pessoas quiseram pegar seus terrenos de volta e nesse momento se criou uma tensão, um medo de criar um caos caso o governo da União Soviética não quisesse devolver os terrenos. 

Conclusão: Por meio desse Artigo foi possível analisar a situação em que a população alemã ficou com a divisão de Berlim, mas não só a população como também a politica envolvida nos dois lados, tanto como o governo capitalista como o governo Socialista. Junto com os movimentos sociais que foram criados com o tempo para o rompimento do muro e assim a reconciliação dos dois lados.

Referências:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PILHA DE OXIRREDUÇÃO CASEIRA

Atividade de química (questão 3)